Promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae-RS) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Mercopar chegou oficialmente à sua 31ª edição em Caxias do Sul na tarde desta terça-feira (18), reunindo autoridades nacionais e empresas dos mais diversos nichos e portes que apresentam algumas das principais soluções da indústria do futuro.
Solenidade de abertura da Mercopar 2022 foi realizada nesta terça-feira
Foto: Eduardo Rocha/Divulgação
A cerimônia de abertura contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo César Alvim; do governador Ranolfo Vieira Júnior; do prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico; do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; e do diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, entre outras autoridades.
O evento contou ainda com uma mensagem em vídeo do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS e presidente do Sistema Fiergs, Gilberto Porcello Petry, que está em missão empresarial em Paris. “Sabemos que, por meio do evento, proporcionamos o conhecimento sobre tendências, apresentamos inovações que geram mais competitividade e resultados. Tudo isso calcado num crescimento que seja sustentável em todos os sentidos”, disse.
“Transformamos este evento para muito além de uma feira industrial. Nos alinhamos, a cada nova edição, ao que há de mais importante no mundo da economia e das tecnologias. Espelhamos as tendências que vão impactar o futuro do setor, de forma local e global”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy. “Apoiar a micro e a pequena empresa na busca de novos mercados e da inovação para o aumento da competitividade e da produtividade é uma estratégia fundamental para revigorar a economia brasileira”, resumiu Carlos Melles, presidente do Sebrae Nacional.
“A Mercopar é um evento fundamental para a atração de investimentos e a geração de negócios. É uma feira que acontece no lugar certo, em uma cidade que respira empreendedorismo e inovação. E cumpre papel fundamental para o avanço rumo ao pleno desenvolvimento do estado e da região”, afirmou o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.
O governador Ranolfo Vieira Júnior disse que a história de mais de três décadas de crescimento da Mercopar fala por si só. “Esta edição vai ser um sucesso absoluto e superar todas as nossas expectativas. O Rio Grande do Sul recebeu em 2022, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Excelência de Competitividade em Inovação. E a Mercopar é um evento que dialoga diretamente com esta que é uma das principais pautas do nosso Estado”, ressaltou.
Expansão em 2022
Com direito à ocupação de um terceiro pavilhão, em 2022 a Mercopar amplia sua área útil no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, em 60% no comparativo com a edição do último ano, totalizando 32 mil metros quadrados. Além dos 512 expositores já confirmados, o evento abriga quatro grandes espaços temáticos que são responsáveis pela geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem: são eles o Salão de Negócios, Salão de Inovação, Espaço Futuro e Espaço Inspiração.
Neste ano, o evento agregou um dia a mais de programação – totalizando quatro dias -, o que, além de gerar mais tempo e conteúdo para quem busca fomentar os negócios, permite maior atratividade à presença de grandes players da indústria nacional, de estados como DF, ES, GO, MG, PR, RJ, SC e SP, além do próprio RS, que têm na Serra Gaúcha um dos mais importante polos do setor.
Geração de negócios
Fomentar novas oportunidades entre empresas dos mais diferentes portes e segmentos é uma das missões que a Mercopar cumpre por meio do Salão de Negócios, um dos principais espaços da feira. É lá que ocorrem as tradicionais rodadas do Projeto Comprador, que este ano irá conectar grandes empresas compradoras a MPEs fornecedoras de diferentes cadeias em seis grandes rodadas.
As agendas do segmento metalmecânico irão aproximar 80 empresas compradoras a 370 fornecedores. Já as rodadas da indústria geral terão 75 companhias de grande porte que irão buscar soluções de 310 potenciais fornecedores. As agendas internacionais serão protagonizadas por 12 empresas da América Latina – México, Guatemala, Costa Rica, Colômbia, Equador e República Dominicana – apresentadas a um grupo de 100 fornecedores brasileiros.
Mercopar está maior neste ano e vai até sexta-feira em Caxias do Sul
Foto: Davi Almeida/Divulgação
Neste ano, de forma inédita, o projeto antecipou as conexões com uma série de rodadas realizadas em ambiente digital no período pré-feira. Ao longo dos meses de julho, agosto e setembro, o evento realizou uma série de quatro encontros setoriais – metal mecânico, defesa, plásticos e energia – que conectaram 68 grandes companhias nacionais a 407 fornecedores de menor porte em um total de 516 negociações.
Conteúdo com autoridade
Ao incorporar o conceito de inovação à sua programação, a Mercopar tem se consolidado ano após ano como uma fonte expressiva de conteúdo técnico alinhado ao que há de mais relevante no setor mundial. Em 2022, a feira contará com grandes nomes do mercado, como o presidente do The New Development Bank (NDB) – Novo Banco de Desenvolvimento – (NDB), com sede em Xangai (China), o paulista Marcos Prado Troyjo; o reitor da Saïd Business School da Universidade de Oxford, na Inglaterra, o indiano Soumitra Dutta; o professor de gerenciamento de produção e de operações, tecnologia e informações no SC Johnson College of Business, de Nova Iorque (EUA), Vishal Gaur; o professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e analista político Oliver Stuenkel, entre outros.
Mercopar 2022
Promovida pelo Sebrae-RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina vai até esta sexta-feira no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar terá quatro dias de programação e incorpora 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial conta, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio ouro de Sicredi Pioneira, patrocínio master das Empresas Randon, patrocínios Banrisul, Instituto Hélice, Portos RS e Simecs. Além dos apoios: Abimaq, BRDE, Marcopolo e Trashin.
Gostou desta matéria? Compartilhe!