Mercado de smartphones da América Latina mantém hipercrescimento ao crescer 26% no 1T de 2024

Mercado de smartphones da América Latina mantém hipercrescimento ao crescer 26% no 1T de 2024

Esta é uma tradução automática do press release da Canalys, originalmente em inglês

Segunda-feira, 27 de maio de 2024

A última pesquisa da Canalys destaca um boom sustentado no mercado latino-americano de smartphones , com as remessas aumentando 26% ano a ano, para 34,9 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2024. Isto marca o terceiro trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos. A Samsung manteve a sua posição de liderança, apoiada pelas fortes vendas da sua série A económica, testemunhando um aumento de 6% para 11,1 milhões de unidades. A Motorola manteve a segunda posição com um crescimento modesto de 1%, atingindo 5,9 milhões de unidades. Xiaomi, TRANSSION e HONOR também demonstraram taxas de crescimento robustas de 45%, 215% e 293%, respectivamente, solidificando as suas posições entre os cinco principais fornecedores com vendas de 5,3 milhões, 3,4 milhões e 2,6 milhões de unidades.

“A melhoria das condições económicas, juntamente com níveis de inventário de canais mais saudáveis e um ciclo de atualização para dispositivos adquiridos durante a pandemia, desempenharam um papel crucial na sustentação do impulso de crescimento do mercado latino-americano de smartphones”, disse Miguel Perez, consultor sénior da Canalys.

“Este ressurgimento da procura é generalizado, com nove dos dez principais fornecedores a registar um crescimento anual significativo no primeiro trimestre de 2024. Particularmente notável é o forte desempenho nos segmentos de preços baixos a médios, onde os modelos mais vendidos incluem os modelos de baixo custo da Samsung. final da série A, série Redmi da Xiaomi e série G da Motorola. A intensa concorrência não só beneficia os consumidores, oferecendo uma variedade de opções, mas também incentiva os fornecedores a inovar e a distinguir-se, à medida que se preparam para uma potencial desaceleração do mercado. Estratégias como a abertura de mais lojas de marca, o aprimoramento das plataformas de vendas on-line e a expansão da presença em locais físicos de varejo são fundamentais à medida que os fornecedores se esforçam para se destacar em um mercado lotado.”

“Vários fornecedores na América Latina que vivenciam um forte crescimento estão ampliando seus ecossistemas de produtos para garantir e expandir suas posições de mercado”, elaborou Perez. “Produtos como pulseiras vestíveis, TWS e tablets não são projetados apenas para diversificar as ofertas, mas também para cativar o interesse do consumidor e diferenciar as marcas. Essas estratégias visam aumentar as receitas e aumentar a fidelização dos clientes no longo prazo. No curto prazo, contudo, é mais provável que estes produtos do ecossistema aumentem a visibilidade da marca e tenham um lugar de destaque em campanhas e pacotes promocionais. Este foco em dispositivos ecossistémicos apresenta uma oportunidade significativa, na sua maioria inexplorada, no mercado latino-americano, onde a taxa de adoção destes dispositivos por smartphone vendido ainda é baixa em comparação com as médias globais. No futuro, é crucial que os fornecedores mantenham o valor dos seus ecossistemas, evitando ao mesmo tempo as armadilhas de minar o valor a longo prazo em troca de ganhos de vendas a curto prazo.”

“Na América Latina, os recursos e capacidades de IA são cada vez mais essenciais nas estratégias de marketing de smartphones, mas a predominância de smartphones de preços mais baixos representa um desafio único”, observou Perez. “Embora os recursos avançados de IA generativa sejam fundamentais para as estratégias de marketing e produtos para dispositivos de última geração, essas tecnologias demoram mais para se tornarem acessíveis nos segmentos de mercado de médio a baixo custo que dominam a região. No primeiro trimestre de 2024, por exemplo, apenas 7% dos smartphones vendidos tinham preços iguais ou superiores a 800 dólares, enquanto substanciais 82% custavam menos de 400 dólares. Consequentemente, embora as campanhas de marketing possam gerar grandes expectativas com recursos de IA de ponta, é crucial que os fornecedores garantam que essas expectativas estejam realisticamente alinhadas com as capacidades dos modelos de preços mais baixos para evitar a desilusão do consumidor e os altos custos associados à tentativa de atualização e upsell neste mercado sensível ao preço.

Sobre a análise de smartphones

O serviço mundial de análise de smartphones da Canalys fornece uma visão abrangente das estimativas de remessa em nível de país, muito antes de nossos concorrentes. Fornecemos dados trimestrais de participação de mercado, rastreamento oportuno de dados históricos, análise detalhada de armazenamento, processadores, memória, câmeras e muitas outras especificações. Combinamos estatísticas mundiais detalhadas para todas as categorias com dados exclusivos da Canalys sobre remessas através de canais de nível um e nível dois. O serviço também fornece uma visão exclusiva dos tipos de usuários finais. Ao mesmo tempo, fornecemos análises regulares para fornecer informações sobre os dados, incluindo os pressupostos por trás das nossas previsões.

Sobre Canalys

Canalys é uma empresa de análise independente que se esforça para orientar os clientes sobre o futuro da indústria de tecnologia e pensar além dos modelos de negócios do passado. Fornecemos insights inteligentes de mercado para profissionais de TI, canais e provedores de serviços em todo o mundo. Apostamos a nossa reputação na qualidade dos nossos dados, na utilização inovadora da tecnologia e no elevado nível de serviço ao cliente.

Previous articlePor que a eleição no México importa para os mercados globais
Next articleAcaert – Notícias