Política
MACEIÓ DEVE SER INCLUÍDA NO PROGRAMA ‘MEMÓRIA DO MUNDO’
Iniciativa da Unesco tem como objetivo identificar e preservar o patrimônio histórico da humanidade
Por ARTHISON LUCENA | Edição do dia 19/10/2023 – Matéria atualizada em 19/10/2023 às 04h00
O prefeito de Maceió, JHC, foi até a França e visitou a sede da Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura], na terça-feira (17), para incluir a cidade de Maceió no programa “Memória do Mundo”, criado em 1992. O programa tem como objetivo identificar e preservar documentos e arquivos para compor o patrimônio histórico da humanidade.
JHC informou que, a partir de agora, um plano de trabalho será montado com especialistas da Unesco – agência especializada das Nações Unidas (ONU), que vão auxiliar a capital alagoana na execução dos trabalhos.
“Conversamos com os maiores especialistas aqui da Unesco para elaborarmos um plano de trabalho e eles estarem nos auxiliando em Maceió. Eles estiveram no Rio de Janeiro, na semana passada, vão fazer um outro evento na América Latina e esperamos que Maceió possa entrar nesse circuito seleto, com toda essa expografia da nossa história, nossa cultura e produção de conhecimento para nossa cidade, nosso estado e nosso país”, disse o prefeito.
O prefeito ainda acertou com o governo francês uma parceria para fazer o resgate do patrimônio histórico da capital alagoana. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também faz parte desse processo de preservação. Com a parceria firmada, os museus de Maceió, que estão temporariamente fechados, serão reabertos..