Crédito: Divulgação
O candidato ao governo do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSB) visitou nesta sexta-feira (19/08) o projeto Utopía, em Iztapalapa, no México. A iniciativa, que é um acrônimo em espanhol para Unidades de Transformação e Organização para Inclusão e Harmonia Social, se tornou referência na América Latina pelos bons resultados na área de segurança pública, oferecendo espaços para a população desfrutar de arte, esporte, cultura e natureza na região mais populosa da Cidade do México.
“Foi no México que aconteceu o primeiro programa de transferência de renda da América Latina, o Progresa. Este projeto inspirou o Bolsa Família, que o Lula fez no Brasil. Trocar experiências é decisivo pra gente trazer soluções para problemas graves. No passado, o Progresa inspirou o Bolsa Família e, agora, o programa Utopía inspira o Bairro Prosperidade, a grande ação social de cidadania que o meu governo vai fazer nas regiões pobres e violentas do Rio de Janeiro”, disse Freixo.
No encontro com a prefeita de Iztapalapa, Carla Brugado, o candidato conheceu o espaço piloto do projeto, que conta com ginásio de boxe, piscinas para aula de natação, espaços para outros esportes, atividades culturais e a grande atração: a biblioteca-avião, um Boeing 737-200 que foi transformado em biblioteca, onde as crianças da comunidade de San Miguel Teotongo têm acesso a computadores, espaços de leitura e até a um simulador de voo.
“Eu estou aqui vendo um projeto de um governo progressista que faz entrega de verdade e está transformando a vida de uma cidade que tinha altíssimos índices de violência, como várias no nosso estado. Esse é o caminho pra gente virar a página e mudar o Rio”, disse o candidato.
O projeto Utopías foi um dos vencedores do concurso Práticas Inspiradoras do IV Fórum Latino-Americano e Caribenho de Habitação e Habitat na categoria Políticas Públicas e Governança Inclusiva. “As Utopías são escolas de cidadania. Como educadores, eu e Marcelo Freixo sabemos do papel fundamental da educação e do acesso aos direitos da população, e de como o esporte e a cultura são as melhores ferramentas para construir o futuro dos nossos jovens. Sabemos que Marcelo Freixo vai transformar muita coisa no Rio, principalmente a vida das pessoas que mais precisam”, aponta Brugado.
“Quanto mais eu conheço o projeto, mais encantado eu estou ficando. Tudo é gratuito, pra família inteira, da criança até o idoso.. São investimentos de verdade, dinheiro onde tem que chegar e ficar a longo prazo. O governo tem que estar dentro das comunidades com infraestrutura de educação, esporte, saúde e recreação para virar o jogo. Não podemos perder mais uma criança, um jovem para a bandidagem. Educação e cultura são o caminho para a transformação”, disse Freixo.
Marcelo Freixo também visitou o Utopía Meyehualco e assinou junto com a prefeita Carla Brugado uma carta de compromisso para repetir o sucesso desses espaços em todo o estado do Rio de Janeiro. O projeto Bairro Prosperidade, baseado no irmão mexicano, vai criar equipamentos públicos dedicados à população, para que os fluminenses possam exercer os seus direitos à cultura, ao lazer e à cidade com aulas e oficinas gratuitas de dança, música, teatro, artes plásticas, grafitti, esportes e muitas outras visando diminuir a desigualdade econômica e melhorar os índices de segurança pública. O candidato estará de volta ao Rio amanhã cedo, sábado (20).
Marcelo Freixo, do PSB, é candidato da coligação “A VIDA VAI MELHORAR”, que reúne PSB, PT, PCdoB, PSOL, PV, Rede, PSDB e Cidadania.