Camboriú sedia congresso da extrema direita 

Foto: RS/via Fotos Publicas

Conhecida por ser um grande reduto de bolsonaristas – na já muito bolsonarista Santa Catarina – Balneário Camboriú sediará, neste final de semana o CPAC Brasil, evento que reunirá políticos da direita e da extrema direita. As “estrelas” do congresso serão o presidente argentino Javier Milei – que não comparecerá à reunião da cúpula do Mercosul nos dias 7  e 8 – e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os governadores Jorginho Mello (SC) e Tarcísio de Freitas (SP) confirmaram presença. O prefeito da cidade, Fabrício Oliveira, será um dos palestrantes, bem como o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite. Deputados do quilate de Ana Campagnolo (PL-SC), Caroline de Toni (PL-SC), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Ricardo Salles (PL-SP) também estarão lá.

O Conservative Political Action Conference (CPAC) é um evento internacional realizado nos EUA desde 1974 e que é realizado no Brasil desde 2019. A iniciativa dos bolsonaristas é reunir e concentrar aliados em um evento político. Assim, conservadores de outros países da América Latina também estarão em Santa Catarina, como o ministro da Justiça e Segurança Pública de El Salvador, Gustavo Villatoro, o presidente do Partido Republicano do Chile, José Antonio Kast e o candidato à presidência do México, Eduardo Verástegui.

O evento tem o patrocínio de um conjunto de empresas ligadas ao bolsonarismo, como a Granrede Engenharia e a Leone Pavan Empreendimentos. A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja Mato Grosso) também consta entre os apoiadores do evento, que tem organização do Instituto Conservador Liberal. A entrada para o evento custa R$ 249.

Redação da Revista Movimento

Previous articleQual o Impacto de uma Vitória de Trump nas Relações entre América Latina e Estados Unidos?
Next articleAmérica Latina: desejo de Lula, integração regional esbarra em crises