Prefeitura de Rio Preto

Prefeitura de Rio Preto

Um dia antes do encerramento da 85ª edição dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, Rio Preto soma 28 medalhas conquistadas, sendo 7 de ouro, 12 de prata e 9 de bronze.

A galeria de medalhas rio-pretenses 2023 começou a ser montada na sexta-feira, dia 6 de outubro, com duas medalhas de prata – uma nos 5 mil metros rasos feminino e a outra no lançamento de dardo feminino.

No sábado, dia 7, foi a vez do vôlei de praia feminino, logo pela manhã, levar a medalha de prata e, à tarde, o judô masculino garantiu outra medalha prateada.

O domingo, 8 de outubro, foi o dia em que Rio Preto mais subiu ao pódio durante os jogos, e foi ainda a data da conquista das primeiras medalhas de ouro da competição – que vieram, em dose dupla, na capoeira, modalidade que levou também uma medalha de prata no individual.

No mesmo dia, foram conquistadas ainda três medalhas no supino feminino (duas de prata e uma de bronze). No atletismo, uma de prata nos 10 mil metros rasos feminino e uma de bronze no masculino. Do supino feminino, vieram duas de prata e uma de bronze. No total, foram oito premiações em um só dia.

Na segunda-feira, 9, quem brilhou foram os atletas do xadrez e do supino masculino. Nos tabuleiros, Rio Preto levou duas medalhas de prata – uma no masculino e a outra no feminino – e, no supino, foram dois bronzes e mais um ouro.

No dia seguinte, a delegação dona da casa faturou mais dois ouros. O primeiro, logo pela manhã, veio no tênis de campo até 21 anos masculino. À tarde, a premiação máxima veio no boxe individual. O dia fechou com mais uma medalha: um bronze no karatê feminino, modalidade kata.

A quarta-feira, 11, foi o dia do taekwondo. Os atletas rio-pretenses da modalidade comemoraram dois ouros no feminino, além de uma prata e um bronze no masculino. E esse ritmo de conquistas se estendeu na modalidade até o feriado do dia 12, quando a cidade ganhou mais duas pratas por equipe – uma para o masculino e a outra para a equipe do feminino.

Na sexta-feira, 13, ainda pela manhã, Rio Preto conquistou medalha de bronze no badminton masculino de duplas e segue agora na disputa individual. As premiações desta modalidade ocorrem na manhã deste sábado, 14.

Ainda em disputa

Neste sábado, 14, dia de encerramento dos jogos, Rio Preto ainda entra em quadra no vôlei feminino para disputar a medalha de bronze contra Louveira, nas disputas individuais de damas, no masculino e no feminino, além das finais individuais de badminton. Com isso, são reais as chances de o saldo de medalhas de Rio Preto aumentar um pouco mais.

Pontuação

Na classificação geral, Rio Preto ocupa a oitava posição, com 80 pontos, logo atrás de São Bernardo do Campo, que tem 83 pontos. São José dos Campos segue na liderança, com 230 pontos, seguido por Santos (207 pontos) e São Caetano do Sul (176 pontos).

Os jogos

Maior competição poliesportiva da América Latina, a 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’, que acontece de 2 a 14 de outubro em São José do Rio Preto, deve reunir um seleto grupo de estrelas em meio aos cerca de 8 mil atletas, além de revelar inúmeros talentos no esporte.

A edição de número 85 dos Jogos Abertos irá reunir 188 cidades paulistas e deve envolver mais de 8 mil competidores. Serão 28 modalidades disputadas: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, malha, natação, supino, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

A competição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

Cobertura
Site: www.riopreto.sp.gov.br/jogosabertos
Entrevistas em áudio: soundcloud.com/smcsriopreto
Galeria de Imagens: www.flickr.com/photos/prefeiturariopreto/
Instagram: www.instagram.com/prefriopreto

Texto: Ademir Terradas/Secretaria de Comunicação
Imagens: Bob Nunes/Jaqueline Barros/Cristiano Furquim

Previous articleAgro e Prosa Episódio 605 – Quebra de safra na Argentina pode beneficiar produtor brasileiro
Next articleAmérica Latina deve ter ‘equilíbrio cuidadoso’ ao cortar juros diante de riscos externos, diz FMI