Sistema de pagamento do BC foi lançado em 2020
Edu Garcia/04.09.2023
O Pix, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, foi escolhido como um dos vencedores do Prêmio Bravo Business 2023, que reconhece a excelência e a liderança em negócios e políticas públicas no hemisfério ocidental.
Em comunicado, a Americas Society/Council of the Americas (AS/COA) anunciou nesta quarta-feira (13) que os vencedores da 28ª edição receberão os prêmios em uma cerimônia de gala em Miami, no dia 20 de outubro.
Os outros premiados anunciados são Laura J. Richardson, chefe do Comando Sul dos Estados Unidos; e os CEOs de Empresas CMPC e Grupo Mariposa.
Lançado em novembro de 2020, o Pix vai receber o prêmio na categoria Modelo de Inovação.
“Desde o seu lançamento, há menos de três anos, o Pix tem sido um enorme sucesso, agora usado por mais de 700 instituições financeiras e 80% dos adultos brasileiros, fazendo a inclusão financeira avançar no Brasil em um ritmo sem precedentes”, disse a organização do prêmio.
Apontado como “agente de mudança e força motriz por trás da iniciativa Pix”, de acordo com os organizadores, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, receberá o prêmio em nome da instituição.
A general Laura J. Richardson, chefe do Comando Sul dos EUA, receberá o Prêmio Bravo Business de Líder Hemisférico do Ano.
Como a segunda mulher a chegar ao posto de general de quatro estrelas nas Forças Armadas dos EUA e a primeira a chefiar o Comando Sul, Laura “fortaleceu as relações entre os EUA e a América Latina e ajudou a promover a segurança, a liberdade e a prosperidade no Hemisfério Ocidental”, diz o comunicado da organização do prêmio.
O CEO das Empresas CMPC, Francisco Ruiz-Tagle, receberá o prêmio Bravo de Sustentabilidade do Ano por sua “liderança dinâmica na condução do crescimento da empresa e das práticas de sustentabilidade líderes do setor”.
Com mais de 103 anos de história, a Empresas CMPC é uma multinacional chilena que atua na produção e comercialização de madeira, celulose, produtos de embalagem, produtos sanitários, produtos não domésticos e papel higiênico.
A corporação foi reconhecida por elevar o nível das operações sustentáveis e ambientalmente conscientes na América Latina e em todo o mundo.
Já o presidente do Grupo Mariposa, Luis Miguel Castillo, receberá o prêmio Bravo ao Líder Empresarial Visionário do Ano por seu “espírito empreendedor e forte compromisso de impulsionar o crescimento dos negócios e o impacto social na América Central e em outros países”, diz o comunicado.
O Grupo Mariposa é um conglomerado de alimentos e bebidas nascido na Guatemala e o mais antigo engarrafador da PepsiCo fora dos EUA, com mais de 130 anos no setor.
O Simpósio COA 2023, principal plataforma de diálogo e engajamento empresarial da América Latina, homenageará esses líderes influentes do hemisfério ocidental durante sessão na Universidade de Miam