Goiânia se consolida como potência nacional nos eSports

Goiânia se consolida como potência nacional nos eSports

Os eSports estão em alta no Brasil e no mundo. No cenário nacional, a cidade de Goiânia está se solidificando como um dos principais pontos de investimento no País. Atualmente, é a única capital a ter um campeonato público de esportes eletrônicos, a Copa Goiânia de E-Sports. Como explicar esse sucesso e como fazer parte de um ramo que está em constante crescimento, com ainda mais potencial de evolução?

A referência goiana no cenário nacional

Em uma sociedade cada vez mais voltada para o contexto eletrônico, os jogos de videogame passaram a receber mais atenção. Antigamente, eram apenas lazer, sem muito comprometimento. Hoje em dia, tal prática pode sim funcionar como passatempo, assim como possui o poder de ultrapassar a barreira a fim de se tornar um negócio lucrativo.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Segundo a Newzoo, maior fonte de informações acerca de eSports do mundo, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina. Com geração de receita de cerca de 2,18 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 12 bilhões, na cotação atual) no ano passado, o País é o 12º maior mercado de games do mundo.

LEIA TAMBÉM

• Vídeo: Imagens mostram momento exato em que prédio desaba em Vila Velha, no Espírito Santo• Vídeo: Homem diz que matou idosa dentro da igreja em Santa Terezinha de Goiás por ela ‘ter sorrido dele de forma irônica’• Mulher que engatou ré duas vezes para atropelar vítima propositalmente é presa em Nerópolis

São quase 90 milhões de jogares brasileiros, no total, e cada gamer investe quatro vezes mais do que os indianos, por exemplo, com quase 340 milhões de jogadores. De acordo com Danilo Bittencourt, especialista no mercado gamer e diretor da Nitroxx Games, time goiano de eSports, isso só tende a melhorar.”É uma indústria que tem alto poder de consumo, não é só mais um joguinho”, declarou ao Diário do Estado.

Presente na indústria gamer desde 2007, Danilo sempre quis empreender, e melhor ainda se fosse em uma área pela qual nutre uma paixão tão grande. Desta forma, ele começou a dar pequenos passos até que a ideia desembocou na criação da Nitroxx. A equipe é a única goiana a fazer parte da Liga Brasileira de Free Fire (LBFF), sendo referência na modalidade.

Para fazer a Nitroxx Games decolar, os responsáveis precisaram investir em arena gamer, eventos, time esportivo e streamers/influenciadores digitais.

O potencial de crescimento dos eSports

Lucas Tabata, pro player de FIFA 22 (Foto: Arquivo pessoal)

Lucas Tabata é pro player da Nitroxx na modalidade de FIFA, um dos principais segmentos dos eSports. Em seu currículo, destacam-se as conquistas da Hero League ESPN FIFA 17, Copa Nordeste FIFA 19 e Copa Goiânia de E-Sports FIFA 22. Além disso, ficou em 10º lugar na América do Sul FIFA 21.

O jogador descreve que começou a jogar torneios online e se destacar. Então, surgiu no cenário de FIFA. Posteriormente, as equipes goianas o contrataram. Primeiro, foi o Goiás. Depois, a Nitroxx. Para ele, o cenário dos esportes eletrônicos só tende a crescer por aqui, mas falta algo.

“Temos vários jogadores renomados no cenário de FIFA, uma equipe forte no Free Fire e outra no League of Legends. O que precisamos para ser mais fortes é a entrada de vez das equipes de futebol profissional”, explica Lucas ao DE.

Ainda assim, o pro player acredita que o cenário estará bem forte daqui no futuro. “É um mercado que vem crescendo sim. Neste ano teve um grande torneio no Shopping Cerrado, que deu uma premiação de R$ 5 mil para o campeão. Acabei sendo o campeão do torneio. É muito importante ter esses campeonatos em Goiás, porque isso acaba ajudando a gente, que sobrevive de FIFA, a crescer cada vez mais”, analisa.

Na 1ª Copa Goiânia de E-Sports, quase quatro mil jogadores participaram. Por isso, a Prefeitura de Goiânia e a Associação Goiana de E-Sports realizarão uma nova edição neste ano, com cinco etapas.

A primeira começará em 21 de maio, no Goiânia Shopping, com as disputas de Free Fire e FIFA 22. O torneio se estenderá até outubro, com a final no Centro Cultural Casa de Vidro. O evento também tem o apoio da Faculdade Morgana Potrich (Famp), de Mineiros.

Previous articleas razões por trás da primeira queda de assinantes em 10 anos
Next articleIndústria aposta em inovação e tecnologia para encarar os desafios – GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região